• Edgar Silva

Zero-Bank : Plataforma Open & Digital Banking Skalena

Zero-Bank : Plataforma Open & Digital Banking Skalena

Lançamos hoje dia 05/11/2019 a plataforma 0-Bank(Zero-Bank) que é uma plataforma que reúne componentes que conseguem conectar e gerar soluções digitais para os mercados financeiros.

Nós estamos capturando como padrão e referência algumas soluções que a Skalena leva para o mercado como uma Arquitetura de Referência. Nós entendemos que esta arquitetura necessita de:

  1. Gestão/Gateway de APIs

  2. Gestão de Tokens e Gestão de Consentimento de acessos

  3. Firewall de APIs

  4. Contratos (Swagger/Open API Spec) de Serviços Financeiros

  5. Plataforma de Privacidade de Dados

Em nossa arquitetura propomos o seguinte padrão:

Arquitetura de Referência

No Brasil nós temos inúmeros Cores Bancários, desde Consignados, Derivativos, Conta-Corrente, Investimento etc. Uma grande dificuldade de nossos clientes é exatamente criar um formato e contratos JSON e APIs que podem expor estas informações de forma simples e ágil; para expor estas informações através de contratos e formatos (dados) já usados em vários lugares no mundo, estamos usando o Apache Fineract e outros componentes da WSO2 e 42Crunch.

Aplicabilidade

A exemplo de exposição de dados, nós usamos funcionalidades do WSO2 Micro-Integrator para transformar dados dos Cores Bancários com as transações do Apache Fineract:

Mapeamento dos Dados dos Cores Bancários com os contratos Apache Fineract

Developer Portal sobre as APIs do Apache Fineract

Developer Portal com Documentação de acordo com a Linguagem de Consumo

Nosso maior objetivo é aproximar de clientes, integradores, fabricantes de softwares de finanças e bancos para ajudar na criação de um padrão ágil e que possa ser uma base com aplicabilidade comprovada de contratos já usados em outros mercados e geografias no mundo.

Em breve, ainda em Novembro de 2019 haverá uma nova consulta pública do Banco Central sobre Open Banking no Brasil, vamos acompanhar essa evolução para deixar nossa plataforma sempre o mais aderente possível. Fique atento e para falar com a gente, nos envie uma mensagem em nosso formulário de contato.

#OpenBanking #WSO2

13 visualizações0 comentário