LINKS RÁPIDOS
OPERAÇÕES

São Paulo - SP ( Matriz )

Rua Tenerife 31 4 Andar

Vila Olímpia - 04548-040

 

Belo Horizonte - MG

Rua Alessandra Salum Cadar, 415

Sala 503 - Buritis - 30575-190

Brasília - DF

SIA Quadra 04C Lote 51

Salas 201/202 Ed. SIA Center II 

71200-045

Cascavel  - PR

SOCIAL
  • Twitter - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

Contato Matriz São Paulo

+55 11 3847-8921​

© 2018 by skalena - Distribudor WSO2 Governo Brasil / Reseller Global

                                  - Distribuidor 42Crunch

Open Banking

Plataforma Skalena de Open Banking

A Solução de Open Banking da Skalena se baseia na solução da WSO2 que na Europa e na Austrália já implementa os padrões e legislações impostos pelos seus mercados e orgãos reguladores respectivos.

 

No Brasil, o Banco Central ainda não criou uma regulação para Open Banking, mas é possível começar desde agora a criar um ambiente de Banco Digital, DTVM Digital, corretoras, ou qualquer tipo de empresa na área de finanças em organizações que possam continuar focados em seus negócios e crescimento, mas também respirando tecnologia. Nesta página, você encontrará algumas informações e até demonstrações do uso deste tão comentado conceito: 

Simulando um AISP (Account Information Service Provider)

No exemplo a seguir de OpenBanking, vamos simular 1 único correntista acessando 1 único Internet Banking, mas agregando várias contas de outros Bancos (Provedores) e tendo toda a informação consolidada num único Internet Banking: https://openbanking.wso2.com/demos/aisp/index.html

Simulando um PISP (Payment Information Service Provider)

No exemplo a seguir de OpenBanking, vamos entrar num e-commerce e como opção de pagamento, você já tem o pagamento com conta-corrente provido sem intermediários já pelos Bancos que disponibilizam tais APIs como opção:  https://openbanking.wso2.com/demos/aisp/index.html

Integrações Importantes

 

Para que as empresas não sejam reféns de lockins de fornecedores, é muito importante atentar para o uso de APIs e integrações ao máximo possível, e atentar para soluções de Core Bancários que forneçam essas funcionalidades o máximo possível.​

Digital significa que todas as empresas independente da área podem operar como empresas de tecnologia

 

É importante atentar o nível de maturidade que a sua organização está, e entender como grandes inovadores de mercado traçaram os caminhos que os levaram ao sucesso.

Na Skalena, nós podemos ajudar você e seu time a entender os desafios, desviar dos possíveis riscos e realizar entregas rápidas e curtas de sucesso (Quickwins)

Em breve, mais informações e mais materiais sobre nossas soluções deste segmento.

Skalena Zero-Bank 

 

Skalena (Zero)0-Bank é uma plataforma Opensource baseada nos consagrados projetos Apache Fineract, Mifos e Apache unomi. 

Nossa idéia é ter um ponto de partida para exposição de APIs de Bancos assim como tratamento de privacidade de dados (aderência LGDP).

Conecte e Integre com qualquer solução de Backoffice Bancário ou Financeiro

No Brasil nós temos inúmeras soluções para gerenciar  os tipos de produtos ofertados pelos Bancos e instituições financeiras. Com a plataforma Zero-Bank é possível integrar com todo o legado e transformar a experiência de consumidor através de APIs seguras e monitoradas em tempo real.

A Skalena através de seu expertise e parcerias, consegue levar uma solução robusta e a prova de uso em vários mercados no mundo.

DevPortal de APIs Bancárias

 

Um Portal de Desenvolvedores customizado para atender as necessidades de negócios e a exigência de um novo mercado, que será ainda mais exigente e competitivo.

APIs com Backoffices Existentes

 

Nossa plataforma pode ser mapeada com qualquer sistema existente através de nosso versátil integrador de serviços e APIs

Plataforma Resiliente para inovar seus negócios financeiros

 

A plataforma Zero-Banking da Skalena permite um controle e integração em todas as dimensões de negócios. Contamos com ferramentas extremamente sofisticadas, entre elas:

  •  42Crunch - Firewall de APIs, que permite proteger seus ativos digitais em tempo real de forma muito mais eficiente que um WAF ou solução similar.  

  • Plataforma WSO2 - Integração, Gestão de Identidade, Consentimento, LGPD, APIs e Analytics em tempo real.

  • Customer Data Platform - Plataforma de Gestão de Informações de Clientes baseada no Apache UNOMI

  • Serviços Profissionais Skalena - Nosso time de profissionais de consultoria e arquitetura podem apoiar sua iniciativa digital trazendo pragmatismo e agilidade nas entregas necessárias para acelerar seu negócio financeiro.   

GUIA RÁPIDO DE ADOÇÃO DE OPEN 

BANKING

  1. DEFINA SEU MVP (QUAIS PRIMEIROS PRODUTOS VOCÊ QUER LANÇAR PARA TESTAR SUA INICIATIVA) - ALGUMAS EMPRESAS QUEREM APENAS UM MARKET PLACE DE APIS COMO EXEMPLO

  2. .VERIFIQUE SE O QUE VOCÊ PRECISA SERÁ RECONSTRUÍDO DO ZERO, OU DEVERÁ SER INTEGRADO COM O QUE EXISTE, COM ISSO MITIGUE OS ERROS.

  3. VENDA INTERNAMENTE ESTA INICIATIVA PARA GANHAR FORÇA INTERNA E EXTERNA, SE INTERNAMENTE NÃO TIVER FORÇA, NO BRASIL, SUA INICIATIVA DEPENDERÁ DE UM ÓTIMO ENGAJAMENTO EXTERNO.

  4. CONVERSE COM SEU PROVEDOR DE PRODUTO DE COREBANCÁRIO, CORRETORA ETC, ELES PODEM AJUDAR A ACELERAR TER APIS DISPONÍVEIS

  5. ESCOLHA PLATAFORMA QUE AO MESMO TEMPO POSSAM SER BOAS DO PONTO DE VISTA TÉCNICO, MAS ALINHADAS COM O SEU NEGÓCIO E O PASSO 1.

6. REFINE O ENGAJAMENTO COM SEUS PÚBLICOS EXTERNOS, PROMOVA HACKATHONS, GAMIFCATION, USO INTERNO AO MÁXIMO POSSÍVEL.

7. UTILIZE SOLUÇÕES PROVADAS, LEVES E ROBUSTAS PARA AS PORÇÕES DE GESTÃO DE APIS, GESTÃO DE IDENTIDADE, GESTÃO DE CONSENTIMENTO DE ACESSOS, RISCO ADAPTATIVO, ANALYTICS E DETECÇÃO DE FRAUDES.

8. ACERTE RÁPIDO, MAS ERRE MAIS RÁPIDO AINDA SE NECESSÁRIO, USE TODOS OS PRINCIPIOS DAS METODOLOGIAS ÁGEIS

9. INOVE E DESAFIE MODELOS TRADICIONAIS

10. CONTE COM PROVEDORES PREOCUPADO COM O SUCESSO DA SUA INICIATIVA, E NÃO APENAS EM MONETIZAR RETORNO FINANCEIRO.

Temos olhado países da Ásia e Europa principalmente. Como isso é um processo novo inclusive lá fora, eles também estão em desenvolvimento, aprendendo e ajustando alguma questão e estamos acompanhando isso​

Mardilson Fernandes Queiroz, Consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, em entrevista à StartSe

Leia aqui na integra.