• R&D - Pesquisa e Desenvolvimento

Construindo Dashboards com o metabase Open Source

Construa dashboards sofisticados acessando suas bases da dados para exibir dados até mesmo em tempo real de várias fontes de dados.



Dashboards & Business intelligence (BI)


Esta é uma das áreas de tecnologia que possuem poucas soluções com uma versão interessante que seja open source, existem ferramentas fantásticas como Tableau, Power BI, mas muitas vezes trazem um custo que não consegue entrar nos orçamentos das empresas, ou mesmo começando mais econômicas, sofrem de usabilidade e na curva de aprendizagem. Isto era uma realidade até a chegada do Metabase.

Começamos a usar o Metabase em um projeto interno, que estava nos demandando a criação de muitas páginas com gráficos e dashboards, e por mais que fossem criadas todas as possíveis visualizações, com certeza, novas seriam pedidas pelos clientes, daí a necessidade de termos uma solução neste sentido: Que pudesse extrair as informações de diferentes fontes de dados, e oferecesse uma forma fácil e rica de apresentá-los. Abaixo as possíveis bases de dados e repositórios de informações suportadas:

Construindo Dashboard enriquecidos de informações

Basicamente o que você precisa é saber SQL, sim, apenas SQL! Ai você vai perguntar e aqueles recursos hipsters tipo GraphQL? Não será necessário. Se você não tem familiaridade com SQL, você poderá ter que aprender alguns conceitos, mas se você se sente confortável com esta linguagem, você já está há 80% de entender como funciona o Metabase.


Visualizações

Quando a gente realiza as consultas, de cara, nós temos a possibilidade de definir como iremos exibir as informações, sejam em tabela, como na imagem acima, ou ainda em diversas formas gráficas como as exibidas na barra de ferramentas da mesma imagem.


Conclusão


Se você quiser saber mais como usar o Metabase, entre em contato com nosso time, será um prazer poder demonstrar como esta solução pode ajudar sua organização.

18 visualizações0 comentário