Apresentando: WSO2 Enterprise Integrator 7.0

Apresentando WSO2 Enterprise Integrator 7.0

Nesta semana a WSO2 lançou a versão 7.0 do consagrado produto WSO2 Enterprise Integrator, neste post vamos observar algumas novidades e mudanças nesta nova versão.

Novos Instaladores

A WSO2 agora disponibiliza os instaladores via instaladores dos sistemas operacionais, além dos mais populares gerenciadores de pacotes de mercado.

Instaladores Disponíveis

No meu caso, eu instalei no MacOs. Se você usar os Instaladores, eles vão informar o local de Instalação do seu ambiente, no meu ambiente, a instalação ficou neste caminho: /Library/WSO2/EnterpriseIntegrator/7.0.0/

Nova Abordagem do Produto

Nesta nova versão nós temos os seguintes “profiles”:

  1. Ballerina Integrator

  2. Micro Integrator

  3. Streaming Integrator

Profiles do novo EI 7.0

Esta nova versão do Enterprise Integrator, traz para cada profile uma diferente abordagem de integração:

Estilos para as Integrações

Programação: Para quem prefere o estilo de criar código, programar essencialmente a comunicação dos protocolos, criar os testes unitários, você utilizará a linguagem Ballerina, que foi criada pelo time da WSO2. Esta linguagem foi criada pensada na implementação de Arquiteturas “Cloud Native”, que permite a criação de micro-serviços que podem de maneira fácil ser exportado para ambiente Docker e Kubernetes. Para novos usuários da plataforma e a nova geração de desenvolvedores que estão habituados com Node.js, Python, go etc, esta opção poderá ser facilmente aprendida.

Configuração: Para os desenvolvedores que já usam a plataforma WSO2 há mais tempo, já devem estar habituados com a linguagem de mediação chamada Apache Synapse, que é baseada em XML. Desta forma, é possível continuar usando tanto a programação visual usando o Eclipse, e claro, o Visual Studio. O modelo de execução do Micro-Integrator, permite com que uma aplicação (CAR file) possa ser executada de forma exclusiva num runtime Docker ou mesmo num ambiente de Pods do Kubernetes/OpenShift etc.

Streaming: O conceito de Streaming começa a fazer muito sentido para alguns casos de uso que exigem uma performance ao extremo e uso de notificações em tempo real, entre os casos de uso para este modelo de integração temos exemplos como: CDC(Change Data Capture), Processo de leituras complexas de arquivos, consumo e publicação no KAFKA etc.

Papel do Enterprise Integrator

O EI continua sendo um provedor de implementação Backends/Integrações que podem ser expostas através de um API Gateway, como o WSO2 API Manager ou qualquer outra solução. Estas integrações podem ser incrivelmente acelerada pelo uso dos conectores prontos que acompanham a solução.

Papel do EI continua o mesmo, porém com uma roupagem modernizada

Uma nova forma de pensar Micro-serviços e Ambientes Cloud Native

Conversando com nosso time, uma das coisas que mais achamos interessante é o ecossistema de ferramental que permite as Arquiteturas usarem vários recursos aderentes a DevOps e Observability.

Dentro da implementação do próprio serviço é possível definir o comportamento de testes unitários, criação de imagem docker, Kubernetes, além da comunicação com ferramentas como Jaeger, Prometheus, Grafana e o stack ELK.

Suporte ao Visual Studio Code

A boa experiência do desenvolvedor é garantida com o uso do Plugin disponível para o Visual Studio Code, que permite renderizar os códigos e ainda recursos como renderização das APIs Rest já de acordo com o Open API Specification:

Código vs de Fluxo

Open API Spec vs Fluxo

Demonstração Simples

Primeiramente executo a opção de build do Ballerina Lang, observe na imagem abaixo, que os testes unitários são executados, e é gerado um jar file, que pode ser executado como um “Uber jar”, na mesma forma que um jar SpringBoot:

Executando o exemplo

Veja abaixo a sequência de execução do Exemplo:

Backend/API sendo executado na porta 9090

Conclusão

Em breve outros colegas do time irão publicar alguns tutoriais e resultados de implementações que estamos trabalhando. Se quiser conversar com a gente como transformar suas integrações, mande uma mensagem para nós, será um prazer tomar um café com você. Boas Integrações e até a próxima.

#ei #WSO2

2 visualizações0 comentário

© 2021 por Skalena Tecnologia e Software LTDA

CNPJ 39.824.075/0001-22

NIRE 35.2.3657567-7

Escritório BH

Belo Horizonte - MG

Rua Alessandra Salum Cadar, 415

Sala 503 - Buritis - 30575-190

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn